Técnicas de Finais em Xadrez

Técnicas de Finais em Xadrez

Conheça agora um dos 10 melhores livros de xadrez

Esta clara e cuidadosa abordagem das situações mais importantes e mais freqüentes em finais de partidas é um dos melhores trabalhos modernos sobre finais em xadrez.

Com análise de 331 exemplos, cada qual com o seu próprio diagrama, este livro usa mais de 40 finais de partidas completas, de nomes famosos como Cheron e Grigoriev, além de finais de 149 jogos de mestres como Smyslov, Marshall, Reshevsky, Tartakower, Keres, Euwe, Bronstein, Flohr, Botvinnik, Kotov, Capablanca, Alekhine e muitos outros. Além de aproximadamente trinta exemplos de finais de Dama, o livro contém cerca de cem exemplos cada de finais de peões, finais de peças menores e finais de Torres.

Cada uma dessas seções é apuradamente categorizada, com a importante seção de Torre, por exemplo, contendo finais de Torre versus dois peões, Torre versus três peões, Torre e peão versus Torre, Torre e dois peões versus Torre, entre outras. Trabalhando através de todos os exemplos do livro e das regras diretas para vencer ou perder em uma determinada situação, o jogador de xadrez intermediário obterá uma compreensão dos finais que serão de incalculável ajuda em qualquer situação de jogo.

264
Português
8573931949
22 x 15.4 x 1.6 cm
CIENCIA MODERNA

Como escolher o melhor livro para comprar?

  • Considere comparar os custos entre versões físicas e digitais; muitas vezes, a edição digital apresenta uma alternativa mais acessível.
  • Verifique os diferentes formatos físicos disponíveis, como capa dura, brochura ou edição econômica, pois os valores podem variar significativamente.
  • Para leitores frequentes, uma assinatura de serviços como Kindle Unlimited pode proporcionar acesso ilimitado a diversos títulos por um custo fixo mensal.
  • Se prefere escutar histórias, explore serviços de audiolivros, como o Audible, que oferecem uma vasta coleção de títulos por meio de créditos com ótimo custo-benefício.
  • Além disso, avalie opiniões de outros leitores e pesquise os preços em diversas plataformas para garantir uma escolha alinhada às suas expectativas de conteúdo e investimento.

Conheça outros 10 melhores livros de xadrez recomendado por leitores

Meu Sistema: O Primeiro Livro de Ensino de Xadrez

O livro Meu Sistema é considerado por muitos como o mais importante da literatura enxadrística. Escrito em 1925 e traduzido para o português em 2007, esse livro vem acompanhando gerações de jogadores ao redor do mundo. Seu autor, Aaron Nimzovitsch (Riga 1886-Copenhagem 1935), um dos mais proeminentes jogadores de sua época, é considerado o pai da Escola Hipermoderna do xadrez.

Essa escola revolucionou a abordagem teórica do jogo e é a base do desenvolvimento do xadrez nos últimos 95 anos. Muitos jogadores de elite, como por exemplo o ex-Campeão Mundial Tigran Petrosian, tiveram no estudo de Meu Sistema a fonte do desenvolvimento de suas carreiras esportivas.
1a. edição em português, Editora Solis 2007

Ver preço

Para ensinar e aprender xadrez

Neste livro, o Mestre da Federação Internacional de Xadrez, Adriano Caldeira, ensina passo a passo detalhes desse jogo milenar que conquista e desafia mais e mais adeptos a cada dia. Com orientações claras e simples, o leitor poderá aprender desde a história e o movimento das peças até acompanhar e reproduzir partidas memoráveis de grandes enxadristas. Trata-se de um manual prático com instruções e exercícios para realmente aprender a jogar xadrez.

Ver preço

101 Aberturas Surpresa no Xadrez

A maioria dos jogadores de xadrez é alimentada por um conjunto dogmático de regras sobre como deve ser jogada a abertura. O resultado: jogo estereotipado e sem imaginação. As aberturas-surpresa neste livro caem como bombas na aparente calma das aberturas padronizadas desorientando seus oponentes.

Este livro é um baú de tesouros de idéias incomuns em um estágio inicial da abertura, cada uma com uma fundação lógica sólida, ainda assim, indo na contramão das jogadas convencionais. Cada idéia tem um potencial de golpe rápido, e tem o apoio de análises concretas possibilitando a execução rápida com confiança.

Nesta obra você encontrará: – Todas as grandes aberturas cobertas; – Surpresas tanto para a Branca quanto para a Preta; – Tema profundamente pesquisado e atualizado; – Cada idéia é avaliada em termos de segurança e habilidade de surpreender e chocar.

Ver preço

Dominando Aberturas no Xadrez

Dominando Aberturas no Xadrez oferece um sumário conciso e competente dos melhores movimentos de abertura. Nenhuma tentativa é feita para explicar as razões que estão por trás dos movimentos, embora todas as variantes sejam avaliadas mediante o uso de símbolos internacionalmente aceitos que dispensam a linguagem, inteiramente explicados no prefácio.

O participante de um torneio que deseja recapitular sua abertura favorita não tem melhor opção do que dar uma olhada em Dominando Aberturas no Xadrez antes de iniciar o jogo. Dominando Aberturas no Xadrez é o braço direito firme, o principal tabuleiro do clube para a passagem da bola, a conclusão segura, porém natural. O Grande Mestre Eduard Gufeld é bem conhecido como o defensor da beleza no xadrez.

Em sua opinião, um belo jogo vale muito mais do que várias vitórias tecnicamente corretas, porém entediantes. Seus esforços resultaram na reconquista de prêmios importantes pela beleza dos jogos em muitos torneios. Não é mais possível escrever um tratado sobre aberturas no xadrez. O simples acompanhamento dos 20 mil jogos ímpares do torneio realizados todos os anos já é um trabalho de período integral.

O co-autor N. Kalinichenko não apenas forneceu a estrutura organizacional que possibilitou a criação desse livro, mas trabalhou juntamente com o GM Gufeld para deixar as avaliações o mais afiadas possível.

Ver preço

Dominando as Aberturas de Xadrez – Volume 01

Para muitos jogadores de xadrez, o estudo da abertura é um trabalho muito pesado. é difícil saber o que é e não é importante e quando o conhecimento específico é vital ou uma compreensão mais geral é suficiente. Com uma freqüência trágica, assim que a abertura acaba, o jogador não sabe qual plano seguir ou mesmo compreende por que suas peças estão na casas nas quais estão. John watson procura ajudar os jogadores de xadrez a conseguirem uma visão mais geral e criteriosa das aberturas.

Em seus livros anteriores sobre a estratégia do xadrez, segredos da estratégia do xadrez moderno e estratégia do xadrez em ação, ele explicou conceitos vitais que caracterizam o xadrez moderno. E mais, fez isso de modos que permitiam que essas idéias fossem compreendias pelos jogadores do clube.

Aqui, ele faz o mesmo para as aberturas, procedendo desde as idéias fundamentais que se aplicam a todas as aberturas, até as idéias mais avançadas que são essenciais para uma melhoria substancial. Neste trabalho maior com dois volumes, watson explica não somente as idéias e as estratégias por trás de aberturas específicas, como também as interconexões das aberturas do xadrez vistas inteiramente. Apresentando os encadeamentos comuns sob o jogo da abertura, watson fornece uma base permanente para jogar qualquer tipo de abertura.

Ver preço

Xadrez. Partidas Selecionadas de V. V. Smyslov

Pelo estudo das partidas selecionadas, o leitor poderá compreender o estilo do campeão Smyslov, cujo desenvolvimento foi gradual à medida que foi aumentando seu conhecimento.

Ver preço

Paul Morphy – a Genialidade no Xadrez

Paul morphy nasceu em nova orleans, em louisiana. O xadrez e a música promoviam uma atmosfera cultural importante ao jovem morphy na residência da família aos domingos. Reconhecido como garoto prodígio e fluente em inglês, francês, alemão e espanhol, morphy foi se transformando no jogador de xadrez mais erudito de sua época. Em 1857, o primeiro congresso americano foi realizado em nova iorque com os 16 melhores jogadores disputando matches eliminatórios.

Morphy venceu os 4 matches e se tornou campeão dos estados unidos. Em 1858, morphy seguiu para a europa, onde jogou e venceu vários matches na inglaterra e na frança. Em 1859, morphy retornou para os estados unidos. Ele foi homenageado e reconhecido como campeão do mundo tanto na europa como nos estados unidos. Morphy tinha um estilo de sacrificar material para ganhar tempo de desenvolvimento e jogar de maneira dinâmica as posições.

Ele tinha um senso de posição e entendia a importância da harmonia das peças. A análise e o estudo de suas partidas ajudam a entender três princípios principais na abertura: 1) o rápido desenvolvimento das peças; 2) o domínio do centro; 3) a abertura de linhas.

Ver preço

Problemas de Xadrez: 260 Problemas com Soluções

Um problema de xadrez é um quebra-cabeça no qual se deve jogar e vencer ou empatar apartida, começando com uma certa composição de peças no tabuleiro e jogando dentro dasregras padrão do xadrez.Alguns problemas são criados a partir do desenvolvimento de jogos reais e outros são problemaspuramente compostos, às vezes até em posições que não podem ser alcançadas em um jogo dexadrez real. O quebra-cabeça ortodoxo mais comum do xadrez assume a forma de xeque-mateem n movimentos.

O desafio é encontrar o movimento que força o xeque-mateou empate o mais rápido possível.Neste livro apresentamos uma coletânea de 260 problemas selecionados entre os trabalhos decompositores de xadrez principalmente dos séculos XIX e XX e também comentários sobre finaise interessantes estudos de xadrez.

Ver preço

Segredos da Moderna Estrategia de Xadrez

A Parte 1 desta obra foi planejada para fazer o aluno se sentir confortável com a teoria clássica e com as revisões e Nimzowitsch a essa teoria. Pareceu justo com o típico fã de Xadrez explicar sobre a antiga teoria e basear as fundações para reclamações posteriores de mudanças radicais.

Mas a Parte 1 também abre o assunto da evolução ‘moderna’ da antiga teoria. Embora a distinção seja um tanto arbitrária, foi introduzido na Parte 1 o que poderia ser chamado de desenvolvimento ‘natural’ da antiga teoria, enquanto a parte 2 é devotada às mudanças ‘evolucionárias’, por exemplo, àquelas que refutam os princípios antigos ou envolvem mudanças filosóficas fundamentais.

Assim, ambas as partes cumprem o que diz o subtítulo deste livro (“Avanços desde Nimzowitsch’); mas a Parte 2 cobre, com uma revisão mínima dos pensamentos do passado, as novas ideias que radicalmente distinguem o jogo moderno.

Ver preço
Termos relacionados a Técnicas de Finais em Xadrez
Confira outras seleções de melhores livros