
Os irmãos Karamázov
Conheça agora um dos 10 melhores livros da Literatura Russa
Os irmãos Karamázov é o último romance de Dostoiévski. No fundo, ele resume toda a criatividade do escritor, trazendo à baila as “malditas” questões existenciais que o afligiram a vida inteira, com especial relevo para a flagrante degradação moral da humanidade afastada dos ideais cristãos.
Cheia de peripécias, a narrativa põe em foco três protagonistas irmãos, representantes dos mais diversos aspectos da realidade russa – o libertino Dmítri, o niilista Ivan e o sublime Aliocha –, a fim de alumiar as profundezas insondáveis do coração entregue ao pecado, corrompido por dúvidas ou transbordantede amor.
Como escolher o melhor livro para comprar?
- Considere comparar os custos entre versões físicas e digitais; muitas vezes, a edição digital apresenta uma alternativa mais acessível.
- Verifique os diferentes formatos físicos disponíveis, como capa dura, brochura ou edição econômica, pois os valores podem variar significativamente.
- Para leitores frequentes, uma assinatura de serviços como Kindle Unlimited pode proporcionar acesso ilimitado a diversos títulos por um custo fixo mensal.
- Se prefere escutar histórias, explore serviços de audiolivros, como o Audible, que oferecem uma vasta coleção de títulos por meio de créditos com ótimo custo-benefício.
- Além disso, avalie opiniões de outros leitores e pesquise os preços em diversas plataformas para garantir uma escolha alinhada às suas expectativas de conteúdo e investimento.
Conheça outros 10 melhores livros da Literatura Russa recomendado por leitores
Pais e filhos
Com tradução direta do russo feita por Rubens Figueiredo e posfácio de Henry James, nova edição do clássico da literatura russa chega ao Brasil.
Quando o jovem estudante Arkádi Nikolaitch retorna para casa, está acompanhado de um amigo e mentor, que causa imenso desgosto ao seu pai e seu tio. O companheiro, Bazárov, despreza qualquer autoridade, é antissocial e se proclama niilista. O conflito geracional que se segue é ímpar na literatura.
Publicado em 1862, Pais e filhos continua a refletir o confronto entre gerações e as expectativas de um tempo anterior que se choca com as atitudes e os ideais dos momentos seguintes, esquecendo-se da potência transformadora da juventude.
Com tradução direta do russo para o português, este clássico protagonizou uma das maiores polêmicas da literatura russa: Ivan Turguêniev foi acusado de ser responsável por atos criminosos cometidos por radicais influenciados por sua obra. De acordo com Rubens Figueiredo, tradutor do romance, “é mais do que provável que o leitor atual chegue ao fim de Pais e filhos sem um julgamento conclusivo não só a respeito de Bazárov como também dos demais personagens. Mas sem dúvida terá gravadas no pensamento figuras humanas sem nada de vago ou de nebuloso”. Aqui, Turguêniev faz um sutil elogio à incerteza e não esquiva o leitor de se posicionar, simultaneamente, como pai e filho diante dos problemas de nossa época.
O idiota
O idiota é uma das obras mais comoventes de Fiódor Dostoiévski. Abstrusa para os contemporâneos do escritor, mas atual e compreensível para quem a conhecer em nossos dias, ela conta a história de um jovem aristocrata russo que se atreve a defender o sublime ideal humanista numa sociedade regida pelas leis do livre comércio.
Ovelha negra da alta-roda de São Petersburgo, o príncipe Míchkin é tachado de idiota em virtude das suas qualidades morais e acaba perdendo de fato o juízo. Sua imagem de mártir e visionário, inspirada na do magnífico Dom Quixote de Cervantes, fica interiorizada pelo leitor; seu trágico fim leva-o a perguntar a si mesmo onde termina a loucura e começa a santidade do protagonista e, consequentemente, a repensar o próprio conceito daquilo que pode ser objeto de compra e venda no conturbado âmbito das relações humanas. Revisão técnica e notas da tradução por Oleg Almeida (escritor e tradutor bielorrusso).
Ver preçoAlmas mortas
A grande obra-prima de Gógol, romance publicado pela primeira vez em 1842, no qual o autor, considerado o fundador da moderna literatura russa, elabora um retrato ao mesmo tempo lírico e satírico de seu país de adoção.
O livro traz a história de Tchítchikov, um especulador de São Petersburgo que viaja pelo interior da Rússia adquirindo dos nobres locais documentos de posse dos servos (ou “almas”) que já morreram, algo sem valor na província, mas papéis que poderiam dar a seu comprador um novo status diante da alta sociedade da capital.
Baseada na mais recente edição crítica russa, a brilhante tradução de Rubens Figueiredo é acompanhada de quatro textos de Gógol comentando a redação do romance e um ensaio assinado por Donald Fanger, professor emérito da Universidade de Harvard, que analisa em detalhe toda a genialidade da prosa do autor.
Ver preçoDoutor Jivago
Publicado originalmente em 1957 fora da União Soviética, após ser banido pela censura do Partido Comunista, Doutor Jivago, que só seria lido por seus conterrâneos em 1987 ― 27 anos após a morte de seu autor ―, continua sendo o maior e mais importante romance da Rússia pós-revolucionária.
Nele, Boris Pasternak traz à luz o drama e a imensidão da Revolução Russa pela história do médico e poeta Iúri Andréievitch Jivago em seu constante esforço de se colocar em consonância com a Revolução. Por seus olhos hesitantes o leitor testemunha a eclosão e as consequências deste que foi um dos eventos mais decisivos do século.
Em tempos em que a simples aspiração a uma vida normal é desprovida de qualquer esperança, o amor de Jivago por Lara e sua crença no indivíduo ganham contornos de um ato de resistência. Seguindo a grande tradição do romance épico russo, Pasternak evoca um período historicamente crucial e nele retraça um panorama completo da sociedade da época.
Ver preçoA morte de Ivan Ilitch
Nesta novela – considerada uma das mais perfeitas já escritas, Tolstói narra a história de Ivan Ilitch, um juiz de instrução que, depois de alcançar uma vida confortável, descobre que tem uma grave doença. A partir daí, este passa a refletir sobre o sentido de sua existência, numa experiência-limite de rara força poética, que só a grande literatura consegue traduzir.
Ver preçoQuatro peças
Quatro peças: A gaivota, Tio Vânia, Três irmãs e O jardim das cerejeiras
Quatro clássicos do repertório teatral reunidos em edição comentada, com nova tradução de Rubens Figueiredo.
Anton Tchékhov é um dos principais nomes da literatura mundial. Filho de um pequeno comerciante falido, Tchékhov formou-se em medicina, mas, já na faculdade, começou a contribuir para revistas literárias. Entre 1896 e 1904, ano de seu falecimento, escreveu as quatro peças que compõem este volume ― e que se tornaram clássicos do repertório teatral.
Em “A gaivota”, um jovem escritor enfrenta o fracasso de uma de suas criações enquanto lida com uma decepção amorosa; já em “Tio Vânia”, uma cidade do interior vê seu pacato cotidiano ser balançado pela chegada de um professor e sua filha; “Três irmãs” narra as aspirações e frustrações de mulheres do interior da Rússia; e em “O jardim das cerejeiras”, última peça escrita pelo autor, os dilemas entre o campo e a cidade são trazidos à tona.
Sempre trabalhando com uma galeria de personagens diversos e surpreendentes, Tchékhov explora como poucos as frustrações humanas.
Tradução, apresentações e notas de Rubens Figueiredo.
Ver preçoOs demônios
Impressionado com o assassinato de um estudante por um grupo niilista, Dostoiévski concebeu este livro como um protesto contra os que queriam transplantar a realidade política e cultural da Europa ocidental para a Rússia. Apesar da intenção inicialmente panfletária, Os demônios é um romance magistral, à altura de Crime e castigo ou Os irmãos Karamázov.
Ver preçoCrime e castigo
Publicado em 1866, Crime e castigo é a obra mais célebre de Fiódor Dostoiévski. Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História.
Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania. Esta é a primeira tradução direta da obra lançada no Brasil, e recebeu em 2002 o Prêmio Paulo Rónai de Tradução da Fundação Biblioteca Nacional.
Ver preçoGuerra e Paz
Escrito entre 1865 e 1869, “Guerra e Paz” é provavelmente a obra-prima de Tolstoi e uma das maiores criações literárias de sempre.
Tendo como pano de fundo um cenário de guerra, com a invasão da Rússia por parte das tropas napoleónicas, esta novela épica surge como uma reflexão sobre a vida humana e a sua frágil existência. Nesta obra grandiosa, as personagens amam, odeiam e lutam, mas acima de tudo anseiam por encontrar o sentido da vida.
Ver preçoAnna Kariênina
Em tradução de Rubens Figueiredo, com posfácio de Janet Malcolm, a obra-prima de Liev Tolstói retrata o caso de infidelidade da aristocrata Anna Kariênina, tendo como cenário uma Rússia decadente.
“Toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida é feita de sombra e de luz”, escreve Liev Tolstói no romance que Fiódor Dostoiévski definiu como “impecável”. Publicado originalmente em forma de fascículos entre 1875 e 1877, antes de finalmente ganhar corpo de livro em 1877, Anna Kariênina continua a causar espanto. Como pode uma obra de arte se parecer tanto com a vida? Com absoluta maestria, Tolstói conduz o leitor por um salão repleto de música, perfumes, vestidos de renda, num ambiente de imagens vívidas e quase palpáveis que têm como pano de fundo a Rússia czarista.
Nessa galeria de personagens excessivamente humanos, ninguém está inteiramente a salvo de julgamento: não há heróis, tampouco fracassados, e sim pessoas complexas, ambíguas, que não se restringem a fórmulas prontas.
Religião, família, política e classe social são postas à prova no trágico percurso traçado por uma aristocrata casada que, ao se envolver em um caso extraconjugal, experimenta as virtudes e as agruras de um amor profundamente conflituoso, “feito de sombra e de luz”.
Ver preço
Termos relacionados a Os irmãos Karamázov
Confira outras seleções de melhores livros
- Os 10 melhores livros de Percy Jackson
- Os 10 melhores livros de Literatura Infantil em 2025
- Os 10 melhores livros de Stella Carr
- Os 10 melhores livros de Ruy Castro
- Os 10 melhores livros de Machado de Assis
- Os 10 melhores livros educativos para todas as idades
- Os 10 melhores livros de realismo mágico
- Os 10 melhores livros para melhorar o foco
- Os 10 melhores livros de ficção
- Os 10 melhores livros da série Maze Runner
- Os 10 melhores livros de Virginia Woolf
- Os 10 melhores livros de José Saramago
- Os 10 melhores livros de Franz Kafka
- Os 10 melhores livros sobre sonhos
- Os 10 melhores livros de Isaac Asimov
- Os 10 melhores livros de Edgar Allan Poe
- Os 10 melhores livros de Meg Cabot
- Os 10 melhores livros de Jojo Moyes
- Os 10 melhores livros de Dan Brown
- Os 10 melhores livros de Chimamanda Ngozi Adichie
- Os 10 melhores livros dos Cavaleiros do Zodíaco
- Os 10 melhores livros infantis de natal
- Os 10 melhores livros de John Bevere
- Os 10 melhores livros de Guerra
- Os 10 melhores livros de Stephen Hawking
- Os 10 melhores livros sobre Autoconhecimento
- Os 10 melhores livros sobre Economia
- Os 10 melhores livros de biologia
- Os 10 melhores livros Conservadores
- Os 10 melhores livros Budistas
- Os 10 melhores livros sobre Investimentos
- Os 10 melhores livros de Julia Quinn
- Os 10 melhores livros sobre a Lei da Atração
- Os 10 melhores livros de Colleen Hoover
- Os 10 melhores livros do Batman
- Os 10 melhores livros de Direito Penal
- Os 10 melhores livros de Programação
- Os 10 melhores livros para Adestramento de Cães
- Os 10 melhores livros sobre Chakras
- Os 10 melhores livros sobre futebol
- Os 10 melhores livros sobre Ervas Medicinais
- Os 10 melhores livros sobre a Marinha
- Os 10 melhores livros sobre Relações Públicas
- Os 10 melhores livros de turismo
- Os 10 melhores livros da história do rádio
- Os 10 melhores livros de direito do trânsito
- Os 10 melhores livros de farmacologia
- Os 10 melhores livros de Manuel Bandeira
- Os 10 melhores livros de Euclides da Cunha
- Os 10 melhores livros de Olavo Bilac
- Os 10 melhores livros de Aluísio Azevedo
- Os 10 melhores livros de Mauricio de Sousa
- Os 10 melhores livros de Walcyr Carrasco
- Os 10 melhores livros de Laurentino Gomes
- Os 10 melhores livros de Nicholas Sparks
- Os 10 melhores livros de Stephen King
- Os 10 melhores livros de Charles Bukowski
- Os 10 melhores livros de Jostein Gaarder
- Os 10 melhores livros de Sophie Kinsella
- Os 10 melhores livros de John Grisham
- Os 10 Melhores livros de Sidney Sheldon
- Os 10 melhores livros de Mario Sergio Cortella
- Os 10 melhores livros de origami
- Os 10 melhores livros de mitologia nórdica
- Os 10 melhores livros de William Shakespeare
- Os 10 melhores livros Heartstopper
- Os 10 melhores livros da série Duna
- Os 10 melhores livros de Gabriel García Márquez
- Os 10 melhores livros de design gráfico
- Os 10 melhores livros da linguagem Python
- Os 10 melhores livros de Logística
- Os 10 melhores livros sobre Musculação e Hipertrofia Muscular
- Os 10 melhores livros sobre Glauber Rocha
- Os 10 melhores livros sobre Impeachment
- Os 10 melhores livros para aprender Alemão
- Os 10 melhores livros para estudar para a Prova da OAB
- Os 10 melhores livros de Receitas da Culinária Mexicana
- Os 10 melhores livros de Inglês Infantis de 2024
- Os 10 melhores livros para aprender Power BI
- Os 10 melhores livros sobre Aromaterapia
- Os 10 melhores livros de dorama
- Os 10 melhores livros de Friedrich Nietzsche
- Os 10 melhores livros para gestantes
- Os 10 melhores livros de John Piper
- Os 10 melhores livros de George Orwell
- Os 10 melhores livros de xadrez
- Os 10 melhores livros de Chico Xavier
- Os 10 melhores livros de Harlan Coben
- Os 10 melhores livros de Leandro Karnal
- Os 10 melhores livros de Osho
- Os 10 melhores livros de Zibia Gasparetto
- Os 10 melhores livros de Tahereh Mafi
- Os 10 melhores livros de Jorge Amado
- Os 10 melhores livros sobre Jordan B. Peterson
- Os 10 melhores livros sobre Linguagem Pascal
- Os 10 melhores livros sobre liderança
- Os 10 melhores livros de conservadorismo
- Os 10 melhores livros de Olavo de Carvalho
- Os 10 melhores livros sobre autismo
- Os 10 melhores livros de Frida Kahlo
- Os 10 melhores livros de Direito Administrativo
- Os 10 melhores livros de concurso de 2024
- Os 10 melhores livros de suspense
- Os 10 melhores livros sobre estoicismo
- Os 10 melhores livros de Romance Clichê
- Os 10 melhores livros sobre Linux
- Os 10 melhores livros sobre vendas
- Os 10 melhores livros de Isabel Allende
- Os 10 melhores livros de Monteiro Lobato
- Os 10 melhores livros de Ariano Suassuna
- Os 10 melhores livros sobre Steve Jobs
- Os 10 melhores livros de José de Alencar
- Os 10 melhores livros de Excel
- Os 10 melhores livros de poemas
- Os 10 melhores mangás de Makoto Raiku
- Os 10 melhores livros sobre As Cruzadas: A Guerra Santa
- Os 10 melhores livros de Graciliano Ramos
- Os 10 melhores livros de Pixel Art
- Os 10 melhores livros de ballet
- Os 10 melhores livros de inteligência artificial
- Os 10 melhores livros para abrir a sua mente em 2024
- Os 10 melhores livros de Agatha Christie
- Os 10 melhores livros de Sarah J. Maas
- Os 10 melhores livros de mangás
- Os 10 melhores livros de carnaval
- Os 10 melhores livros de John Green
- Os 10 melhores livros de Stranger Things
- Os 10 melhores livros de Clarice Lispector
- Os 10 melhores livros de E. L. James de 50 tons de cinza
- Os 10 melhores livros de Jane Austen
- Os 10 melhores livros de dinossauros
- Os 10 melhores livros de Jogos Vorazes
- Os 10 melhores livros de Poker
- Os 10 melhores livros de Paulo Coelho
- Os 10 melhores livros de empreendedorismo
- Os 10 melhores livros de receitas indianas
- Os 10 melhores livros da Literatura Russa
- Os 10 melhores livros de Augusto Cury
- Os 10 melhores livros cristãos mais vendidos
- Os 10 melhores livros de Freida McFadden
- Os 10 melhores livros de filósofos
- Os 10 melhores livros de Hélio Couto
- Os 10 melhores livros de romance
- Os 10 melhores livros que todo corretor de imóveis deveria ler
- Os 10 melhores livros sobre Direito Constitucional
- Os 10 melhores livros para aprender React JS
- Os 10 melhores livros sobre Bitcoin
- Os 10 melhores livros sobre pets
- Os 10 melhores livros para aprender coreano
- Os 10 melhores livros de Vinicius de Moraes
- Os 10 melhores livros sobre Reiki
- Os 10 melhores livros para entender sobre vegetarianismo e veganismo
- Os 10 melhores livros para dar de presente no Dia das Mães
- Os 10 melhores livros vendidos no mês de janeiro
- Os 10 melhores livros para aprender japonês