História do Pensamento Econômico – Uma Perspectiva Crítica

História do Pensamento Econômico – Uma Perspectiva Crítica

Conheça agora um dos 10 melhores livros sobre Economia

A história do pensamento econômico é construída a partir da reflexão crítica de como os teóricos do passado apresentaram suas ideias. Este livro é uma obra que oferece essa análise abrangente, percorrendo a evolução do pensamento econômico desde Adam Smith até os economistas mais recentes. É um texto definitivo para cursos de graduação e pós-graduação de História do Pensamento Econômico, pois insere a trajetória das teorias da Economia dentro de um contexto histórico geral.Os autores mostram como a Economia é construída como resposta a circunstâncias e problemas particulares dentro das esferas da produção e da circulação. Além disso, demonstram como essa não é uma disciplina isenta de valores, mas, pelo contrário, é influenciada pelos ideais e pelo contexto sociocultural de seus pensadores mais brilhantes. O livro é uma enorme contribuição para a literatura econômica e visa transformar a maneira como enxergamos o mundo ao nosso redor.

512
Português
8535256091
24 x 16.4 x 2.8 cm
GEN Atlas

Como escolher o melhor livro para comprar?

  • Considere comparar os custos entre versões físicas e digitais; muitas vezes, a edição digital apresenta uma alternativa mais acessível.
  • Verifique os diferentes formatos físicos disponíveis, como capa dura, brochura ou edição econômica, pois os valores podem variar significativamente.
  • Para leitores frequentes, uma assinatura de serviços como Kindle Unlimited pode proporcionar acesso ilimitado a diversos títulos por um custo fixo mensal.
  • Se prefere escutar histórias, explore serviços de audiolivros, como o Audible, que oferecem uma vasta coleção de títulos por meio de créditos com ótimo custo-benefício.
  • Além disso, avalie opiniões de outros leitores e pesquise os preços em diversas plataformas para garantir uma escolha alinhada às suas expectativas de conteúdo e investimento.

Conheça outros 10 melhores livros sobre Economia recomendado por leitores

50 ideias de economia que você precisa conhecer

Ao contrário da montanha de livros produzidos na esteira de uma crise financeira, este livro não é apenas um guia para o que acontece na economia quando algo dá errado. Ele é um manual definitivo para ensinar tudo que você precisa saber sobre as engrenagens da economia, em tempos bons ou ruins. Ao longo de seus 50 capítulos, claros e ricos em informação, o destacado jornalista britânico Edmund Conway aborda desde conceitos básicos, como oferta e procura de trabalho, até questões complexas da contemporaneidade. O que são crises de crédito e por que elas acontecem? Por que a globalização importa? O que é a ‘teoria dos jogos’? No entanto, Conway organiza o seu livro de modo que o leitor consegue ser conduzido por um itinerário que evolui com o próprio tema. Você encontrará conceitos e teorias como as teorias clássicas, a teoria de Adam Smith e a ‘mão invisível do mercado’, a clássica lei da oferta e da demanda, capitalismo x comunismo, economias micro e macro, Bancos Centrais, energia e petróleo, bolhas especulativas, déficits governamentais, mercados monetários, teorias recentes sobre as relações entre riqueza e felicidade. O livro, que integra a aclamada coleção inglesa ’50 Ideias’, traz exemplos da vida cotidiana e opiniões de grandes pensadores do gênero. Para Conway, a economia não pode ser vista como algo distante da realidade de cada um de nós porque ela ‘é, em essência, o estudo das pessoas’ e ‘uma investigação sobre a maneira como as pessoas têm sucesso, sobre o que as faz felizes ou contentes, sobre como a humanidade conseguiu, ao longo de gerações, tornar-se mais saudável e próspera’.’

Ver preço

RIQUEZA DAS NAÇÕES

‘A Riqueza das Nações’, abreviação de ‘Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações’, foi escrito por Adam Smith, por vezes citado como o pai da economia moderna. A obra, publicada pela primeira vez em 1776, influenciou, além de escritores e economistas, governos e organizações.

Ver preço

Freakonomics: O Lado Oculto e Inesperado de Tudo que nos Afeta

Ver preço

John Maynard Keynes

Ver preço

Rápido e devagar: Duas formas de pensar

Em Rápido e devagar: duas formas de pensar, Daniel Kahneman nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias – e também os defeitos e vícios – do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões. Comportamentos tais como a aversão à perda, o excesso de confiança no momento de escolhas estratégicas, a dificuldade de prever o que vai nos fazer felizes no futuro e os desafios de identificar corretamente os riscos no trabalho e em casa só podem ser compreendidos se soubermos como as duas formas de pensar moldam nossos julgamentos. As questões colocadas por Kahneman se revelam muitas vezes inquietantes: é verdade que o sucesso de um investidor é completamente aleatório e que sua habilidade no mercado financeiro é apenas uma ilusão? Por que o medo de perder é mais forte do que o prazer de ganhar? Kahneman revela quando podemos ou não confiar em nossa intuição. Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal, e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.

Ver preço

A grande degeneração

O declínio do Ocidente já foi profetizado há muito tempo. Hoje em dia, há inúmeros sintomas disso ao nosso redor – crescimento lento da economia, dívidas altas, fragilidade das leis, população cada vez mais velha, comportamento antissocial… Mas o que há de errado exatamente com a civilização ocidental? Em seu novo livro, o historiador Niall Ferguson revela algumas das possíveis causas dessa degeneração, argumentando que a chave talvez esteja na análise de quatro instituições essenciais do mundo ocidental, o governo representativo, o livre mercado, o Estado de direito e a sociedade civil. Estaríamos diante de uma degeneração irrefreável desses que sempre foram os pilares de nossa civilização?

Ver preço

Economia Básica: um Guia de Economia Voltado ao Senso Comum (Volume 1)

Ver preço

Crash: Uma breve história da economia

Dinheiro é um mecanismo engenhoso: permite que a manicure compre pão sem ter de fazer as unhas do padeiro. Sim, se você prestar atenção, vai ver que notas, moedas e os números que aparecem no saldo da sua conta são entidades abstratas, quase mágicas. Elas são feitas de tempo. Ao receber dinheiro de alguém, você está ganhando partículas do tempo que esse alguém dedicou a outra tarefa, para outra pessoa. Genial. Mas o que o dinheiro tem de brilhante a economia tem de insana. Na Roma Antiga, inventaram um congelamento de preços desastroso – no Brasil também. Na Holanda do século 17, uma bolha especulativa fez com que uma flor valesse o preço de uma casa. Em 2017, meia dúzia de bitcoins compravam um apartamento. Crash faz um passeio por 12 mil anos de civilização e traça paralelos entre o passado e o presente para explicar como funcionam as moedas, a inflação, o câmbio, o indo e vindo infinito de euforia e depressão na economia. E não menos importante: decifra o universo das ações, das criptomoedas, do Tesouro Direto, dos fundos de investimento. Também elucida as estratégias dos grandes investidores e as picaretagens dos aproveitadores. Com este livro, que chega à sua terceira versão, revista e atualizada para a realidade da terceira década do século 21, você vai entender como a história, a psicologia e até a biologia explicam a saga do dinheiro. E saber melhor o que fazer com o seu.

Ver preço

Tudo o que você precisa saber sobre economia: Um curso intensivo sobre dinheiro e finanças

Tudo o que você precisa saber sobre Economia, mas nunca explicaram! Economia é a lei que rege boa parte da nossa vida em sociedade, e dela dependemos para continuar nos sustentando e vivendo no sistema capitalista. Mas como uma coisa tão importante é tão pouco conhecida? Como as pessoas podem estar tão confusas sobre algo tão importante para suas vidas quanto o dinheiro? A maioria dos livros transforma os detalhes da economia em algo tão tedioso que teria deixado até John Maynard Keynes com sono. Tudo o que você precisa saber sobre economia elimina as explicações monótonas e, em vez disso, fornece uma lição prática que o mantém interessado em explorar como as sociedades alocam seus recursos para o máximo benefício. Domine os temas universais da Economia e sinta como se tivesse aprendido a ler novamente, porém agora você vai ler o mundo e seu funcionamento. Da flexibilização quantitativa à utilidade marginal, esta obra está recheada com centenas de conceitos divertidos que você não encontrará em outro lugar. Aqui, você aprenderá coisas como: Por que o desemprego designado por qualquer outro nome provavelmente não é desemprego. Por que, dada uma escolha entre inflação e deflação, você deve escolher a inflação. Capital não é dinheiro, mas o que é capital? Por que capitalismo não significa necessariamente democracia? O que são juros e como eles funcionam? Como funciona o sistema bancário? Então, se você está querendo dominar os grandes princípios das finanças, ou apenas quer saber mais sobre dinheiro, Tudo o que você precisa saber sobre economia tem todas as respostas, mesmo aquelas que você nem sabia que estava procurando

Ver preço
Termos relacionados a História do Pensamento Econômico – Uma Perspectiva Crítica
Confira outras seleções de melhores livros